As Dores musculares são dores pontuais no músculo, a capa protetora do osso e responsável pela proteção da pele. Pode surgir pelos mais diversos motivos e em apenas um ou um grupo de músculos. O médico responsável pelo tratamento é um ortopedista, podendo este ter diversas especialidades ou apenas uma, como médico especialista em tendinite ou médico especialista em joelho.

Antes de tratar uma dor muscular é preciso entender um pouco do seu motivo para tratar corretamente. O caso mais comum é por esforço exagerado, como dormir em uma posição desconfortável por horas e acordar com dor nas costas, ou esforço prolongado em esportes radicais. Uma prática esportiva simples também podem causar as dores musculares, como malhação sem acompanhamento, levantar peso demais e jogar futebol por horas sem preparo físico. Para tais casos um medicamento relaxante muscular ajuda bastante, com alívio quase imediato da dor e desinflamação.
Mas quando a dor muscular é intensa e constante e mesmo com medicamentos volta, acompanhada de inchaço e vermelhidão na pele, pode haver muito mais que um músculo inflamado, como quebra de osso, torção e outra lesão profunda o indicado sempre será procurar um médico ortopedistas ou emergência hospitalar para os devidos cuidados.
Os melhores antiinflamatório para dores musculares
Torsilax – é um dos anti inflamatórios mais usados por atletas em casos de dores musculares após treino. Possui efeito duplo: alívio da dor e desinflamação em caso de pancadas, dores nas costas e torcicolo. A posologia é um comprimido a cada 12 horas ou um por dia se for uma dor leve.
Nimesulid – em caso de torsões, quebra de osso e músculos inflamados por LER (lesão por esforço repetitivo), o medicamento está na lista dos mais cotados e com grande aceitação no mercado. A indicação comum é um comprimido a cada seis horas por cinco a sete dias, enquanto os sintomas durarem. Em caso de continuação das dores o médico deve ser consultado.
Norilax – quando o problema é uma dor pontual causada por pancada ou esporte seja qual for o tipo, o Norilax ajuda no alívio e também na desinflamação da luxação. É igualmente indicado para torções, traumas e algumas dores de cabeça. A posologia indicada é de um comprimido a cada seis horas durante no máximo sete dias, mas pode ser suspendido quando a dor e inchaço forem embora.
Gesol Aerosol – indicado para pancadas ou dores no músculo por torcicolo, também ajudando a aliviar a dor em torções. No caso de quebra de osso não deve resolver o problema, mas ajuda a aliviar a dor por alguns instantes. Em caso de torções e quebras sempre o mais indicado será ingerir remédios que são mais fortes e ajudam melhor com o problema.
Alguns cuidados devem ser tomados ao se ingerir anti-inflamatórios. Um deles é tomar nos horários corretos, ou não fará efeito. É importante também seguir a indicação do médico e da bula quanto a posologia, não abusar quando há mais dor, pois há o aumento da produção de sucos gástricos que podem posteriormente causar inflamação nos rins ou estômago.